domingo, 31 de outubro de 2010

A realidade é outra

Essa semana a ginasta Daniele Hypólito usou o twitter para falar sobre a falta de apoio ao esporte olímpico e questionar as vantagens de sediar as Olimpíadas 2016.

Dessa vez não foi eu que falei, foi uma atleta de renome internacional. Como qualquer ser humano Daniele desabafou sobre a falta de espaço na mídia, patrocinadores e investimento.

Se ela uma das responsáveis pela retomada da ginástica brasileira à elite disse isso, agora imagine a situação de outros atletas menos "famosos" ou de esportes menos conhecidos como esgrima, canoagem, taeknow, levantamento de peso e etc.

Essa é só a ponta do icerberg da falta de política esportiva no Brasil. Onde a formação de base é uma vergonha. Quantos atletas largam diariamente o esporte para trabalhar?

Estamos falando de um país com 190 milhões de habitantes. Quantos campeões poderíamos ter? Mais do que isso, quantas pessoas poderiam ser transformadas pelo poder do esporte? O esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social.

Fico chateado com uma parcela da mídia coorporativista que prefere dar atenção para a confusão com o técnico do Palmeiras do que realidade do esporte no Brasil. Porque essa mesma mídia não aborda a situação das categorias de base, não fala de outros esportes, não denuncia o que está errado no COB? Como disse, o jornalista esportivo, Jorge Kajuru para esses programas de esporte é tudo uma maravilha. Tiago Leifert muito bonitim fazendo sua graças. Tudo muito lindo no mundo utópico. Enfim... mas a realidade é outra.

Recentemente li duas notícias que me deixaram um pouco otimista. Uma sobre incentivo do governo e outra sobre o futuro apoio da Petrobrás em algumas confederações. Mais ainda é muito pouco. O link das matérias:
- Link 1
- Link 2

- Confira abaixo o desabafo da ginasta Daniele Hypólito

É verdade o Governo e o COB mostraram o Rio para o mundo, fizeram uma campanha linda para sermos a próxima sede, mas do q adianta tudo isso?

Rio 2016 até que ponto isso será bom para o Brasil? E os atletas onde ficam nessa história? E o COB o que ele fará para ajudar os atletas?

Depois o COB vem cobrar resultado e melhoras em cada modalidade.

Mas para ter sucesso precisamos ter a cabeça tranqüila e sem patrocínio não da para ficar tranqüila, porque sou uma pessoa normal.

Se os verdadeiros astros dessa festa estão sem investimento e muitos acabam parando porque tem que trabalhar.

Desistir nunca me dediquei ao máximo esse ano para voltar, só quero tranquilidade de poder colocar minha cabeça e descansar.

Descansar para treinar bem no outro dia sem me preocupar com as outras coisas só me preocupar com o treino e nada mais.

A realidade é bem diferente do que muita gente acha.

Por que ao invés de só falarem de futebol vocês não pesquisam para saber a realidade da vida dos atletas olímpicos.

Mas a questão não e a ginástica que estou colocando, mas estou colocando o esporte olímpico de forma geral e não só a ginástica.

@danyhypolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário