segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Veni, Vidi, Vinci

Li muitos comentários interessantes dos internautas em diversos sites sobre a conquista da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial. Peguei os melhores comentários e teci uma colcha de retalhos que concordo em gênero, número e grau. A começar pelo título do post “Veni, vidi, vinci”, que é uma famosa frase latina (supostamente) proferida pelo general e cônsul romano Júlio César, que significa Vim, vi e venci. Nossa Seleção fez isso.


- COMENTÁRIOS DOS INTERNAUTAS RETIRADOS NA INTERNET -

Confesso que não agüento ver alguns jornalistas de quem nunca participou de competição esportiva ou sequer praticou alguma vez esporte na vida ficar dando uma de “TFP da mídia esportiva” ou “cassandras da moral e bons costumes” e condenar um profissional tão ilibado e respeitável como o Bernardinho.

De tanto vencer, o técnico Bernardinho, deixou de ser importante para alguns jornalistas, que sempre estão procurando uma desculpa para tirar o brilho de suas conquistas. Esses jornalistas talvez para conseguirem as inúmeras correspondências que têm recebido ficam ainda querendo condenar atitudes de técnico, aliás técnico que realizou um perfeito comentário a respeito de jornalistas mas não citou nomes, porém a carapuça parece que serviu.

Competência absurda a do Bernardinho, é impressionante o que esse cara fez e faz a frente da seleção de vôlei, parece simples manter uma seleção no topo, ninguém nem fala mais nisso, mas em qualquer esporte coletivo é muito difícil alguém se manter no topo, renovando, mudando atletas, pessoas jovens, coragem pra montar os times, teve o filho questionado e o cara tá lá, firme e forte. Ele, junto com esses caras são o maior orgulho do esporte coletivo no Brasil.

Posso garantir que o que essa seleção fez foi o melhor exemplo que poderia ser dado a todos os oprimidos do mundo: não tenha medo de violar as regras (morais, no caso) se elas são injustas e foram criadas propositalmente para serem injustas!!!

Se o Brasil tivesse ganho da Bulgária, ou nossa Seleção, ou a Cubana, estaria fora da final, resultado previamente conhecido pela Itália ao fazer o regulamento. Isso seria JUSTO????

A ÉTICA deve PRECEDER à JUSTIÇA???? Esses valores se equivalem???? Tudo que é JUSTO é LEGAL????

Situações injustas são aquelas que beneficiam uns em detrimento de outros através de procedimentos parciais. Isso foi feito pelo Brasil???? A Seleção Brasileira foi INJUSTA com alguma outra Seleção??? Com a búlgara, que também entrou com os reservas, e nem escalou líbero e levantador??? Ou com a cubana, que poderia ter sido eliminada antes e não ter chegado ao segundo lugar???

Será que existe coisa mais ANTIÉTICA e IMORAL que a INJUSTIÇA?!?!?!

JUSTIÇA foi o que aconteceu: Itália fora do pódio, Cuba fulminada por um Brasil soberaníssimo!!!


Eu não vi nenhuma manifestação da torcida BRASILEIRA FIEL condenando o Bernadinho, só vi condenação vinda da mídia – jornalistas, blogueiros… Quem acompanha a seleção de vôlei há pelo menos 30 anos e, principalmente, o trabalho do Bernardinho, percebeu claramente que ninguém sofreu mais com essa situação do que a própria equipe. A comemoração foi diferente. Eles tiveram a chance de aprender. E, como aprenderam. A vitória foi maravilhosa, não temos como avaliar as dificuldades por que esses jogadores e comissão técnica passaram. Vamos respeitar. No esporte se cresce também nas vitórias.

Alguns disseram que o Brasil optou pelo caminho mais fácil, eu penso o contrário o Brasil escolheu o caminho mais difícil. O que ocorreu sim, na minha opinião, foi um DRIBLE, bem dado, daqueles que marcaram um GOL.

Saiu Nalbert, muitos pensamos: e agora? fu... Saiu Ricardinho: vixxxe Maria, o cara é o melhor levantador do mundo. Saíram Gustavo e Serginho: agora fu... mesmo, como vai ser isso...Pôs o Giba no banco, pensamos o que passa pela cabeça desse cara gente!? Resultado! 10 anos ganhando tudo, passamos a Itália em Ligas Mundiais, igualamos em Campeonatos Mundiais, fora o ouro e a prata nas Olimpíadas. O time joga pra ser campeão. Conclusão o cara sabe montar equipe, escolher quem vai entrar no esquema que ele quer, sabe fazer todo mundo estar centrado nos objetivos propostos, e isso vai do assistente ao roupeiro do time. Fala sério: Bernardinho é o cara!


PARABÉNS A TODA FAMÍLIA DO VOLEIBOL POR ESSA CONQUISTA. DESDE O TRABALHO NAS CATEGORIAS DE BASE. A BAND E SPORTV PELA PARCERIA. PARA TODOS OS TORCEDORES QUE CONFIARAM E ACREDITARAM. SOMOS TRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. AO ÉDER, AO THIAGO ALVES, AO MAURICIO BORGES, AO DANTE QUE PARTICULARMENTE SOU MUITO FÃ, JOGA MUITO FÁCIL, MUITO SIMPLES, AO MURILO (precisar falar nada GRANDE MVP), AO RODRIGÃO (que fez um grande campeonato na minha modesta opinião), AOS GRANDES BRUNINHO E MARLON QUE SE COMPLETAM E QUE SUPERARAM UMA P. BARRA, AO VISSOTO, AO LUCÃO, AO SIDÃO, AO MÁRIO JUNIOR,AO JOÃO PAULO, AO BRAVO, AO ALAN, AO THEO, SEJAM BEM VINDOS AO TIME DE CAMPEÕES MUNDIAIS ADULTOS E ATÉ O PRÓXIMO TÍTULO. AO NOSSO CAPITÃO GIBA NOSSO AGRADECIMENTO ESPECIAL É POUCO. OBRIGADO, SELEÇÃO BRASILEIRA. GIOVANNI GÁVIO, ESCADINHA, GUSTAVO, NALBERT, GUSTAVO, CARLÃO, RENAN, ANDERSON, ANDRÉ NASCIMENTO, RICARDINHO, MARCELINHO, MAURÍCIO, DOUGLAS, MARCELO NEGRÃO, TANDE E TANTOS OUTROS.

Um comentário:

  1. Como sempre dse minha mãe "Quem rouba perde". Por isso o Brasil subiu no ponto mais alto do pódio e a Itália ficou de fora.

    ResponderExcluir